Mastologia
A consulta com o Mastologista visa rastrear, diagnosticar e tratar cirurgicamente o câncer de mama, além de tratar patologias benignas da mama.
Geralmente, pacientes procuram o Mastologista após detectar alguma alteração nas mamas ou após exames de imagem. Muitas vezes, Ginecologistas ou Clínicos encaminham pacientes ao Mastologista devido a essas alterações.
O Mastologista também decide sobre os exames necessários para o rastreamento do câncer de mama, especialmente para pacientes com risco aumentado devido ao histórico familiar.


Mastologia
A consulta com o Mastologista visa rastrear, diagnosticar e tratar cirurgicamente o câncer de mama, além de tratar patologias benignas da mama.
Geralmente, pacientes procuram o Mastologista após detectar alguma alteração nas mamas ou após exames de imagem. Muitas vezes, Ginecologistas ou Clínicos encaminham pacientes ao Mastologista devido a essas alterações.
O Mastologista também decide sobre os exames necessários para o rastreamento do câncer de mama, especialmente para pacientes com risco aumentado devido ao histórico familiar.
- Selecione um Tópico -
MASTOLOGIA CLÍNICA
MASTOLOGIA CIRÚRGICA

Outubro Rosa
O Outubro Rosa é uma campanha global de conscientização sobre o câncer de mama, celebrada anualmente em outubro. O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessa doença, incentivando as mulheres a realizarem exames regulares, como o auto-exame e a mamografia.
Além do câncer de mama, o câncer de colo de útero também recebe atenção durante o Outubro Rosa. Embora a campanha seja mais conhecida pela conscientização sobre o câncer de mama, ela também é uma oportunidade para lembrar da importância da prevenção do câncer de colo de útero.
Esse tipo de câncer é amplamente prevenível, principalmente por meio da vacinação contra o HPV e exames de rotina, como o Papanicolau e os testes de HPV, que podem identificar alterações precoces nas células do colo do útero antes que se transformem em câncer. A conscientização e o acesso a exames preventivos e de rastreamento são fundamentais para reduzir a mortalidade causada por essas doenças.

Conheça a Médica
Graduação em Medicina – Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Vitória – ES – 1994/2000
Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia – Hospital Governador Israel Pinheiro / IPSEMG – Belo Horizonte – MG – 2001/2003
Especialização em Mastologia – Hospital Felício Rocho – Belo Horizonte – MG – 2003/2005
Título de Especialista em Mastologia – Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e Associação Médica Brasileira (AMB) – 2005
Membro do Corpo Clínico do São Bernardo Apart Hospital – Colatina – ES
Certificado de Atuação na Área de Mamografia – Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), Associação Médica Brasileira (AMB), Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) – 2018
Curso de Formação Teórico-Prática e Educação Continuada em Oncoplastia e Reconstrução Mamária – Hospital Amaral Carvalho – Jaú – SP – Carga horária de 300 horas – 2023.
Preceptora da Mastologia da Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia – UNESC / HMSJ – Colatina – ES – 2013/2020


MASTOLOGIA
Clínica

Nódulos, Cistos e Mastalgias
Nódulos mamários são muito frequentes, sendo um constante motivo para a consulta com o mastologista, podem ser causa de ansiedade e preocupações nas pacientes até que seja esclarecido a natureza benigna desses nódulos.
Embora a maioria dos nódulos de mama seja benigna (não cancerosa), é importante avaliá-los para descartar a possibilidade de câncer de mama. Nódulos mamários podem ser tratados com ressecção cirúrgica ou com seguimento periódico, a depender de cada caso.
- Alterações mais Comuns -
Mastites
Inflamação na mama, muitas vezes acompanhada de infecção bacteriana. Pode evoluir para abscesso mamário, requerendo drenagem cirúrgica, bem como uso de antibióticos.
Cistos Mamários
ser dolorosos ou indolores, únicos
ou múltiplos. Podem ser percebidos
como nódulos ao exame clínico.
Mastalgias
Dor mamária também é uma causa comum da procura pelo mastologista.
Dra. andressa
Busco sempre oferecer uma Medicina Personalizada
- 20 Anos de experiência
- Mais de 10.000 exames
- Mais de 3.000 cirurgias

MASTOLOGIA
Cirúrgica

Câncer de Mama
O câncer de mama é um tipo de tumor que se inicia nas células mamárias, com potencial de crescimento e de disseminação para outras partes do corpo.
É o câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo e pode afetar homens, embora seja raro.
Sinais e sintomas do câncer de mama:
1. Nódulo Mamário: Geralmente indolor e rígido, com bordas irregulares.
2. Mudanças na Mama: Inchaço, vermelhidão, ou alterações na pele.
3. Alterações no Mamilo: Inversão, secreção anormal, ou dor.
4. Adenopatia Axilar: Linfonodos aumentados nas axilas.

Diagnóstico do Câncer de Mama
Devido à frequência (é o câncer mais incidente nas mulheres, depois do câncer de pele não – melanoma) e a mortalidade (é o câncer que mais causa morte nas mulheres) é realizada uma força-tarefa com o objetivo de detectar o quanto antes.
Uma vez diagnosticado nos estágios iniciais, as cirurgias são menores e as chances de cura são maiores. Com o objetivo de detectar o tumor de mama nos estágios iniciais, são recomendados:
– Auto exame das mamas : a partir dos 20 anos de idade
– Exame clínico das mamas
– Mamografia
– Ultrassom das mamas

Tratamento Cirúrgico do Câncer de Mama
O tratamento cirúrgico do câncer de mama é uma parte fundamental no manejo dessa doença e pode variar dependendo do tipo de tumor, estágio do câncer e das preferências da paciente.
As decisões são geralmente tomadas em conjunto entre a paciente, o cirurgião e uma equipe multidisciplinar de oncologia. A seguir, resumidamente, estão os principais tipos de cirurgias utilizadas no tratamento do câncer de mama:
– Cirurgia Conservadora da mama: Consiste na remoção do tumor e uma margem de tecido circundante.
– Mastectomia : Remoção completa da mama. Pode ser simples, radical ou com preservação da pele e / ou do complexo aréolo-mamilar.
– Avaliação dos linfonodos axilares: Acompanha as cirurgias do câncer de mama.
– Cirurgia Preventiva: Mastectomia redutora de risco para mulheres com mutações genéticas de alto risco (BRCA1 e BRCA2).

Oncoplastia
No decorrer dos anos, as técnicas cirúrgicas foram aprimoradas, surgindo a Oncoplastia, que consiste em cirurgias que combinam procedimentos de cirurgia oncológica (para remoção de tumores) e cirurgia plástica (para reconstrução) na abordagem do câncer de mama, resultando em cirurgias mais estéticas aliadas à segurança oncológica.
Reconstrução mamária: Hoje é possível fazer a reconstrução mamária no momento da mastectomia, com próteses ou expansores. Algumas técnicas utilizam tecidos abdominais ou do músculo Grande Dorsal.
A reconstrução mamária pode ser tardia, possibilitando melhora da qualidade de vida e auto estima naquelas pacientes previamente mastectomizadas.
“Suas mamas são únicas, assim como você”


